Quem sou eu

Minha foto
Pelotas, Rio Grande do Sul, Brazil
Este blog foi criado por nós, alunas do 7º semestre do Curso de Pedagogia - noturno da UFPel para a disciplina de Ensino Aprendizagem Conhecimento e Escolarização VII. Nossa intenção é a partir de uma atividade proposta em aula, criar um espaço de divulgação das nossas idéias baseado na pedagogia Freinet. Sejam Bem Vindos! Angela, Bianca, Camila, Cristiane, Daiane, Daniela, Eva Regina, Geisa, Josimara, Juliana G, Sylvia, Taciana.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Jornal Mural

Na pedagogia Freinet, o jornal mural ocupa um local de destaque na escola e é onde os alunos expõem suas opiniões, anseios, críticas e desejos. É composto de uma grande folha de papel (trocada semanalmente) dividida em três colunas, com os títulos: Eu proponho, Eu critico, Eu felicito.

As contribuições para este jornal são sempre assinadas e sua função é explicitar o que pensam as crianças quanto ao funcionamento da classe e da escola. È também uma forma de livre expressão onde os educandos além de expressar suas idéias e opiniões expõem estas para observação e reflexão da comunidade escolar, promovendo de maneira responsável e democrática a discussão sobre determinado assunto.

Eu proponho...
A utilização deste blog como ferramenta de troca de aprendizagens e experiência sobre o estudo da pedagogia Freinet.
Eu critico...
A supervalorização que as escolas atribuem aos conteúdos curriculares em detrimento a curiosidades e anseios trazidos pelos alunos.
Eu felicito...
A possibilidade de colocar em prática técnicas da pedagogia Freinet.

Autor@s: Angela - Eva Regina

9 comentários:

  1. Parabéns a todos do grupo pelo blog.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o blog que minhas colegas fizeram...

    Seria interessante também que o pessoal que coordena o blog colocasse como post práticas de sala de aula fundamentadas nas técnicas e nas invariantes pedagógicas.

    Gostei do que lí aqui, mas são teorias que ja vimos nos livros. Gostaria de ver também textos a respeito de práticas de sala de aula.

    Abraços

    Mauro

    ResponderExcluir
  3. MUITO LEGAL PARA FAZERMOS TROCAS DE CONHECIMENTOS!!!PARABÉNS!!

    ResponderExcluir
  4. Adorei a idéia do blog, poder fazer de um trabalho um blog é sensacional, parabéns ao grupo!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Pessoal, procuramos agora sobre práticas de sala de aula como o Mauro propôs e acabamos encontrando um blog que é utilizado como Livro da Vida.
    Aí vai o link:
    http://blogdofreinet.blogspot.com

    Bjos Jú e Taci

    ResponderExcluir
  7. Mais um link.. Da Escola Freinet daqui de Pelotas, no site tem todos os projetos, história, etc..

    http://escolafreinet.com.br/site/index.php

    Beijinhos Taci e Jú

    ResponderExcluir
  8. Parabéns meninas pelo bom trabalho de vocês.

    ResponderExcluir
  9. PESSOAL...
    achei um artigo que me parece ser muito interessante sobre a pedagogia freinet na EJA
    AI VAI O LINK:http://www.prac.ufpb.br/anais/Icbeu_anais/anais/educacao/principiosepraticasfreinet.pdf
    BEIJOS JOSI

    ResponderExcluir